sábado, 2 de agosto de 2014

Wi-fi: definição e utilidade

16:13

Wi-fi é uma tecnologia de informação e comunicação (TIC) desenvolvida para a transmissão de dados por faixas de frequências, sem precisar de cabos de rede ou de licenças para o uso da frequência.

O sinal Wi-Fi sai do hotspot, o ponto de acesso, onde é distribuído em um pequeno raio de abrangência, cerca de 150 metros. Para receber o sinal é necessário apenas que o seu aparelho móvel (celular, tablet, computador, notebook, impressora, televisão, vídeo-game, etc) possua um receptor Wi-Fi. Praticamente todos os aparelhos novos já vem com o receptor, mas no caso de computadores/notebooks antigos existem duas alternativas: placa de rede ou adaptador USB, ambos de baixo custo.


Apesar do sinal ser gratuito é necessário contratar uma operadora para obter acesso à internet, que irá enviar um modem para ser conectado ao roteador Wi-Fi. Atualmente a maioria das empresas já enviam um aparelho que serve como modem e roteador Wi-Fi para as residências dos clientes.


A qualidade do sinal recebido depende muito das condições onde o hotspot está instalado e do local onde o receptor está localizado em relação ao ponto de acesso. Quanto maior a distância e a quantidade de obstáculos (paredes, móveis, etc) entre o ponto de acesso e o receptor, maior será a lentidão da troca dos dados. Mas nem tudo está perdido já que também é possível ampliar o raio do sinal Wi-Fi com pequenos roteadores que irão expandir o raio de acesso.

Dentro da família IEEE 802.11 existem alguns padrões de acesso e de segurança:
"IEEE 802.11a: Padrão Wi-Fi para frequência 5 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps.
IEEE 802.11b: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 11 Mbps. Este padrão utiliza DSSS (Direct Sequency Spread Spectrum – Sequência Direta de Espalhamento de Espectro) para diminuição de interferência.
IEEE 802.11g: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps.
IEEE 802.11n: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz com capacidade de 65 a 600 Mbps. Esse padrão utiliza como método de transmissão MIMO-OFDM.
Wi-Fi Protected Access (WPA e WPA2): padrão de segurança instituído para substituir padrão WEP (Wired Equivalent Privacy) que possui falhas graves de segurança, possibilitando que um hacker possa quebrar a chave de criptografia após monitorar poucos minutos de comunicação." ¹
Podemos concluir assim que a tecnologia Wi-Fi é essencial a todo momento na sociedade atual. Tudo está conectado e seria quase impossível manter um nível de conexão tão "alto" por meio de infinitos cabos de rede. Hoje em dia quase todos os equipamentos possuem capacidade de receber e até mesmo gerar um sinal Wi-Fi (como os celulares), o que torna quase tudo "conectável". Além da importância para uso pessoal, o Wi-Fi facilita muito o trabalho de empresas que trocam informações a todo momento, além das tradicionais Zonas Wi-Fi que distribuem o sinal para os clientes se conectarem à internet enquanto aguardam a finalização de produtos ou serviços. Grandes cidades, universidades e departamentos públicos também já estão liberando o sinal para todos, levando essa conexão para as ruas, onde em breve tudo estará conectado.

Referências:
Wikipédia. Wi-Fi. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wi-Fi> Acessado em 02/08/2014.
OlharDigital. Aprenda a configurar uma rede Wi-Fi na sua casa. Disponível em <http://olhardigital.uol.com.br/video/38613/38613> Acessado em 02/08/2014.
Olhar Digital. Conheça o novo Wi-Fi. Disponível em <http://olhardigital.uol.com.br/video/conheca-o-novo-wi-fi/34635> Acessado em 02/08/2014.

Escrito por

Somos um grupo de graduandos em Sistemas de Informação - DCOMP/UFS.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2014 - All rights resevered. Connecting...

Back To Top