domingo, 10 de agosto de 2014

Evolução do Armazenamento Móvel

00:57

Desde os primórdios da "informatização" se fez necessário o armazenamento de dados para diversas atividades. Irei falar um pouco sobre a evolução dessas NTICs (disquete, cd/dvd/blu-ray, pendrive, cartão de memória e nuvem). Lembrando que essas tecnologias são as que eu cheguei a usar, antes ainda tiveram outras como cartões perfurados e fitas-k7.

Disquete - Anos 70

Uma das primeiras tecnologias voltada inteiramente para a computação, onde era necessário possuir um driver de leitura que tinha um alto custo época. Com o passar dos anos foi ganhando novos tamanhos físicos (de 8 a 3 polegadas) e de armazenamento (80 KB a 5,76 MB), sendo que o mais popular foi o disquete de 3 polegadas com capacidade de armazenar 1,44 MB. Uma importante aplicação era a instalação de softwares como o Windows, onde eram necessários dezenas de disquetes para concluir a instalação. Atualmente é um dispositivo obsoleto devido a sua baixa capacidade de armazenamento.

CD, DVD e BLU-RAY - Anos 80, 90 e 2000

Compact Disc, Digital Versatile Disc ou Blu-ray Disc é uma sequência de dispositivos com o mesmo formato e tamanho porém com capacidade de armazenamento e driver de leitura diferentes. Todos tem a capacidade de salvar arquivos, mas somente os que fazem parte do tipo RW tem a capacidade de sobrescrever os dados.
  • O primeiro dispositivo, CD, surgiu para substituir definitivamente os disquetes e os discos de vinil ao armazenar músicas. Seu tamanho chega a 700 MB, cerca de 500 vezes o tamanho do disquete, e foi o responsável pelos backups de dados nos computadores.
  • Já o DVD chegou com uma diferença imensa de armazenamento: de 4,7 GB a 17,08 GB (esse último quando é utilizado  os dois lados do disco).
  • Por último chegou o Blu-ray que é amplamente usado principalmente em jogos e filmes em alta definição ou com a tecnologia 3D, possuindo capacidade de armazenar 25 a 50 GB.
Todas as três tecnologias ainda são usadas sendo o Blu-ray a mais cara devido sua recém chegada ao mercado. Um CD ou DVD virgem (ou em branco/vazio) pode ser comprado por menos de um real enquanto um Blu-ray custa aproximadamente 15 reais.

Cartão de Memória - Anos 90

É uma tecnologia voltada para outros dispositivos móveis como celular e câmera fotográfica por ter um tamanho extremamente pequeno. Ainda é amplamente utilizado e possui capacidade de armazenar de centenas MB até algumas dezenas de GB.

Pendrive e HD Externo - Anos 2000

Por ser mais resistente, seguro e rápido, os pendrives ganharam total utilidade perante os demais dispositivos. Possuem diversos tamanhos e uma grande capacidade de armazenamento: de poucos gigabytes até alguns terabytes. Deve ser a tecnologia mais massificada dessa última década e precisa apenas de uma entrada USB para se conectar, ao contrário dos demais que precisavam de drivers para leitura.

Nuvem - Anos 2010

Por fim chegamos ao Armazenamento em Nuvem, a mais nova opção para nós usuários. A ideia dessa tecnologia baseia-se em um mundo conectado onde será dispensável o uso de objetos para armazenar e transportar seus dados (como os citados acima). Essa tecnologia é totalmente gratuita e existem vários sites que disponibilizam essa funcionalidade. Basicamente você "salva virtualmente" seus dados e poderá acessá-los remotamente em qualquer lugar do mundo que possua internet. No geral são disponibilizados cerca de 20 GB, mas caso necessite mais poderá solicitar ao provedor um upgrade, por um baixo custo financeiro.


Referência:

Escrito por

Somos um grupo de graduandos em Sistemas de Informação - DCOMP/UFS.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2014 - All rights resevered. Connecting...

Back To Top