terça-feira, 22 de julho de 2014

5G quase brasileiro

22:25

A corrida para o desenvolvimento de novas tecnologias referentes uso da internet móvel está cada vez mais intensa. A recente comercialização do 4G está gerando bons resultados e deixando os pesquisadores cada vez mais confiantes para o aprimoramento da tecnologia e para os estudos sobre a próxima geração, o 5G.

É sabido que o surgimento de uma nova tecnologia ocorre simultaneamente em várias frentes de pesquisa, onde são realizados diversos testes e modificações até conseguir um produto final, e com a 5ª geração da tecnologia móvel não seria diferente. No geral todas essas frentes possuem no máximo dois anos de desenvolvimento, sendo as principais: a Universidade de Surrey (Reino Unido), a Samsung (Coréia do Sul), a Huawei (China) e a Ericsson (Suécia) em parceria com a Universidade Federal do Ceará. De todas, a que obteve melhor resultado nos seus primeiros testes foi a Ericsson, provando que a velocidade de conexão no 5G pode chegar até 5 Gbps, cerca de 250 vezes mais rápido que o atual 4G LTE.


A parceria entre a sueca Ericsson (que ficou famosa ao desenvolver aparelhos telefônicos junto com a Sony, na extinta joint venture Sony Ericsson) com a Universidade Federal do Ceará (UFC) já existe há mais de 15 anos e vem colhendo bons frutos. Um dos fatores para o desenvolvimento em conjunto dessa nova tecnologia é rápido crescimento no uso de smartphones e tablets, aumentando a demanda pela qualidade dos serviços de conexão que não se sustentará nos atuais 3G e 4G, segundo a associação.

O desenvolvimento do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (UFC) é concentrado nas novas faixas do espectro, entre 10 e 60 GHz, chamadas de ondas milimétricas. O grande desafio dessas novas faixas será a transmissão de dados, já que ao aumentar a frequência o alcance diminui, criando especulações de que as antenas de celular terão que ter a distância equivalente à dois postes de iluminação pública.



Com o passar do tempo a Ericsson acredita que não serão apenas smartphones e tablets, mas sim todo um sistema de aparelhos e objetos interligados que irão necessitar de uma boa conexão para trocar dados a todo momento. Dessa forma o 5G não aparecerá como uma novo tipo de tecnologia, mas sim a evolução das que já existem complementada por diversas outras.



A previsão do 5G chegar ao mercado norte-americano e europeu é entre 2018 e 2022, restando muito tempo para desenvolvimento. Até lá estima-se que o número de usuários da tecnologia 4G aumente juntamente com a diminuição da 2G e 3G.

Esperamos assim que o Brasil continue investindo nas novas tecnologias que estão atraindo grandes empresas, desenvolvendo nosso setor tecnológico e promovendo o nosso país para o mundo.

Referências:
Rodrigo Cavalcanti. Grupo de pesquisa da UFC realiza estudos para aplicação da tecnologia 5G. Disponível em <http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2014/5284-grupo-de-pesquisa-da-ufc-realiza-estudos-para-aplicacao-da-tecnologia-5g> Acessado em 22/07/2014.

Caroline Rocha. 5G brasileiro começa a nascer no Ceará. Disponível em <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/5g-brasileiro-comeca-a-nascer-no-ceara/43049> Acessado em 22/07/2014.

Helton Simões Gomes. Teste do 5G, 250 mais veloz que 4G, deve começar em 2 anos, diz Ericsson. Disponível em <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/07/teste-do-5g-250-mais-veloz-que-4g-deve-comecar-em-2-anos-diz-ericsson.html> Acessado em 22/07/2014.

Renan Hamann. Ericsson atinge 5 Gbps em testes de conexões 5G. Disponível em <http://www.tecmundo.com.br/internet/58490-ericsson-atinge-5-gbps-testes-conexoes-5g.htm> Acessado em 22/07/2014.

Ericsson. 5G radio access. Disponível em <http://www.ericsson.com/res/docs/whitepapers/wp-5g.pdf> Acessado em 22/07/2014.

Wikipédia. 4G. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/4G> Acessado em 22/07/2014.

Escrito por

Somos um grupo de graduandos em Sistemas de Informação - DCOMP/UFS.

2 comentários:

  1. Edgar, muito bom. Só não esqueça de citar parágrafo a parágrafo se o conteúdo foi retirado de algum lugar, okey? Desta forma, por favor, corrija pra ficar 100%.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite professor, no geral não retirei nenhum parágrafo de nenhum lugar. Eu li todas as matérias e artigos desses sites e fiz um apanhado geral sobre o assunto. Como não foi uma copia, achei oportuno não colocar. :D

    ResponderExcluir

 

© 2014 - All rights resevered. Connecting...

Back To Top